Social Network Analysis

Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Análise de Redes Sociais

Conheça o GIARS

O que é

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Análise em Redes Sociais (GIARS), credenciado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq-Brasil), tem como objetivo construir massa crítica nas diversas metodologias que visam produzir e analisar dados sobre estruturas sociais relacionais, comumente conhecidas como redes sociais. Reúne pesquisadores de diversas áreas que enfrentam desafios comuns na operacionalização de problemas de pesquisa onde o objeto básico são estruturas de interação social. Para tanto, são realizados encontros nacionais e seminários locais que socializam, no âmbito da língua portuguesa, pesquisas de referência internacional assim como aperfeiçoam os modelos de análise aplicados nos projetos de pesquisa dos participantes. A atividade formativa do grupo envolve, paralelamente, o treinamento em técnicas específicas da análise de redes sociais (análises descritivos, modelos estatísticos e uso de softwares especializados).

Quem somos

O GIARS está conformado por professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com o intuito de ser um grupo interdisciplinar, está aberto à participação de pesquisadores   das mais diversas áreas de conhecimento científico, a saber, ciências humanas, exatas, computacionais, gerenciais, biológicas e geográficas, entre  outras.

O que fazemos

O eixo básico de atuação é o seminário permanente de estudos, encontro mensal, que visa discutir os resultados de pesquisa dos participantes, e outros trabalhos de impacto internacional, no domínio da análise de redes sociais. O GIARS tem estruturado uma oferta permanente de treinamento na modalidade de atividade de extensão da UFMG ofertando cursos de técnicas de análise de redes sociais de nível introdutório ao avançado. Tem organizado anualmente o Workshop de Formação em Análise de Redes Sociais que acontece no mês de outubro.

V Encontro Brasileiro de Analistas de Redes Sociais

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Análise de Redes Sociais (GIARS) convida a todos para o V Encontro brasileiro de Analistas de Redes Sociais.

O evento é aberto a toda comunidade acadêmica. Não é necessário inscrição.

Data: 16 e 17 de Outubro de 2017
Local: Auditório Professor Luiz Bicalho - 1° andar da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFICH/UFMG), Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha - Belo Horizonte - MG

 

Seminário GIARS 2017! Dia 19 de setembro às 14 hs.

Livro REDES SOCIAIS E ESTRUTURAS RELACIONAIS

de Emmanuel Lazega e Silvio Salej Higgins (coordenador do GIARS)

Mais informações e onde adquirir aqui.

Nossos membros

< Clique >

                                  

Quer saber mais sobre o GIARS?

Tire suas dúvidas ou veja nossas últimas notícias.